GESTÃO DE EMPRESA
CURSO TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RH - SÉRIE 2° - SALA- 212
CÁLCULOS TRABALHISTAS
PROFESSOR:KATY
SÃO BERNARDO DO CAMPO
ABRIL DE 2013
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
CURSO TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RH
CÁLCULOS TRABALHISTAS
ETAPA 3
PASSO 1
Em um determinado período a área de recursos humanos possuía uma limitação
em seu desenvolvimento das funções nas organizações , em que a função do departamento pessoal era realizada por contadores e ainda ocorre em micro e pequenas empresas , onde as leis não existiam e predominava o poder do empregador . Com o passar do tempo no Brasil em 1930 , surgiram as leis trabalhistas , a partir dessa fase passou a existir o chefe de pessoal responsável por ter o conhecimento das leis e evitar que o empregador seja prejudicado .
Mas viram que esse é o papel do gestor de recursos humanos ,onde o departamento pessoal esta inserido ,onde com o passar do tempo vemos que não é somente o setor de custos , mas sim de resultados e de lucros das organizações .
O DP deve ter o objetivo de orientar os setores , funcionários e o empregador sobre seus direitos e deveres em uma organização e sobre a legislação trabalhista e ser um departamento de portas de entrada da empresa onde o funcionário tenha total esclarecimento de como é a organização onde ele deseja contribuir com o seu trabalho e na demissão do funcionário ser harmônico esclarecendo todos os direitos , para que não haja reclamações trabalhista evitando perdas financeiras .Vemos que o departamento pessoal faz parte de recursos humanos e tem muita importância no cotidiano das organizações .
PASSO 2 O Décimo terceiro salário de um colaborador com remuneração de R$4.200,00 admitido na empresa em 08 de março deste ano. Observar que no período de março/dezembro, este colaborador tem média de 48 horas extras com adicional de 50%. Se esse trabalhou de Março a Dezembro, será