Aula 01 - Preparatório de Portugues
(05.10.13) Gramática indicada: Marcelo Rosental ou de Rodrigo Bezerra.
Livro da Professora Augusta: Português essencial para concursos. Editora Campos.
Julgue verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:
1. Os vocábulos ilícito, incapaz e inúmeros apresentam prefixo de mesmo valor semântico.
2. Os vocábulos bondoso, revisor e piedade apresentam sufixos com mesmo valor semântico.
3. No período “ofereci-lhe ajuda e respeitei-lhe a insegurança” observa-se um pronome com valor de posse.
4. No período “muitos alunos, muito tensos com a prova, perderam muito tempo com determinadas questões” observam-se três advérbios de intensidade.
5. No período “a mídia aludiu à eleição nos EUA, os eleitores americanos mostraram-se avessos à reeleição do candidato anterior”, fez-se o uso adequado do acento grave, devido às exigências da regência verbal.
6. “A partir de amanhã deixaremos a enfermeira sozinha a atender as crianças que receberão a vacina. Daremos a ela a oportunidade de exercitar a profissão intensamente”. Observam-se quatro artigos definidos e três preposições.
7. Os vocábulos miséria, juízo, frequência e baú apresentam acentuação em obediência à três regras distintas.
Correção:
1. Valor semântico quer dizer sentido, significado. Os prefixos “i” de ilícito, “in” de incapaz indicam negação, o contrário. Poderíamos pensar que o prefixo “i” de inúmeros não é prefixo de negação, mas é sim. Inúmeros quer dizer tantos que não dá para contar, sem número. Portanto também é um prefixo de negação, fazendo com que a afirmação seja verdadeira.
2. O sufixo “oso” tem valor semântico de que tem muito. É um sufixo que qualifica. O sufixo “or” não exprime qualidade, mas sim aquele que faz alguma coisa, que pratica uma ação. O sufixo “dade” exprime uma qualidade – no caso, qualidade do que tem piedade”. Concluímos que o valor semântico dos sufixos do vocábulo é diferente. Sendo assim, a afirmativa é falsa.
3. Os dois “lhes” do