Gestão de conhecimento
A falta de estrutura organizacional atinge diversas empresas no que diz respeito à gestão de conhecimento. Administrar as diversas formas de conhecimento de seus colaboradores é um desafio enorme para as empresas, assim como colocar em prática com qualidade aquilo que teoricamente foi desenvolvido.
A estrutura funcional de uma empresa no que diz respeito aos processos de produção tem como base o conhecimento tácito, esse conhecimento prático é adquirido com a experiência do dia a dia dos processos de trabalho.
Manter em evidência esse conhecimento depende muito da preocupação da empresa em manter programas de treinamentos e reciclagem de seus funcionários. Temos que levar em consideração que o conhecimento de um colaborar na empresa não dura para sempre, por isso existe uma grande preocupação em manter um nível de conhecimento prático além do conhecimento teórico dentro de uma organização.
Empresas que não trabalham com processos de reciclagem acabam correndo sérios riscos de perder qualidade no processo de produção e organização. Temos que levar em consideração que a otimização dos processos da empresa passa primeiramente por pessoas que conhecem profundamente de forma pratica a realização dos mesmos.
Funcionários com experiência nos processos da empresa são importantíssimos para a manutenção e inovação da qualidade de trabalho, trabalhar essa experiência pratica e criar programas que tragam benefícios de aprendizagem a empresa é fundamental.
Se usarmos bem as ferramentas humanas que temos conseguiremos ter a visão do amanhã usando o conhecimento de hoje, temos que valorizar e incentivar colaboradores experientes para que a gesta de