Gestão de conhecimento
Etapa 1
Passo 2 – Gestão do Conhecimento
A gestão do conhecimento está na busca de melhoria do desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, partilha e criação de conhecimento, e também tecnologias de informação e comunicação.
É um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Para George Van Krogh, ela está ligada há varias disciplinas entre as quais a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, etc.
Tem por objetivo controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Conhecimento é a informação interpretada, ou seja, é a informação que pode ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
As organizações eram feitas para durar para sempre, como se fossem prontas, perfeitas e acabadas e não necessitassem de melhorias ou ajustes com o passar do tempo, era como se o mundo não sofresse mudanças.
Na Era Industrial predominavam as organizações mecanisticas e burocráticas no século XX. Com a Era da informação, a mudança acelerou e o mundo dos negócios se transformou em um ambiente instável e turbulento, provocando a necessidade de organizações orgânicas e flexíveis.
As empresas sentiram a necessidade de se tornarem mais ágeis, flexíveis, inovadoras e rápidas nas respostas para manter a longevidade no mercado e o lucro.
Organizações mecanisticas exigiam um comportamento burocrático, repetitivo e reprodutivo das pessoas.
Com a Era da informação, ter conhecimento é poder e faz a diferença em competição de mercado e para ajudar a isto acrescentou a gestão do conhecimento.
Com a Criatividade aplicou-se aos dias atuais, a engenhosidade e imaginação para proporcionar uma nova