Gestão de conflitos
1. CONFLITOS
Desde o surgimento do homem, os conflitos existem, pois o desacordo existe á partir da convivência de pessoas diferentes, assim, como nenhum ser humano é igual a outro, tendo personalidades diferentes, é quase que inevitável um indivíduo ter objetivos, opiniões e interesses idênticos à outro. Assim torna-se parte inevitável da natureza humana, haver diferença e desacordo, entre indivíduos, grupos e organizações em oposições.
As grandes guerras existentes em todo o mundo, desde conflitos bíblicos a últimas tragédias atuais, são frutos de desacordos, seguidos de interferências (ações), onde geraram grandes conseqüências para a sociedade, e até para a humanidade.
Sim, os conflitos tendem a gerar conseqüências, resultados, que desencadeiam ou evoluções ou tragédias para os envolvidos.
De acordo com Kurt Lewin (Psicólogo alemão, nascido em 1982), o conflito é:
“Convergência de forças de sentidos opostos e de igual intensidade, que surge quando existe atração por duas valências positivas ou negativas ou diferentes, porém sendo cada qual opostas”
Ou seja, quando se há opiniões diferentes e há a necessidade de escolha, entre situações consideradas incompatíveis, seguida de ações, esse desacordo gera o conflito.
2. CAUSAS DO CONFLITO
O conflito existe quando indivíduos, grupos ou organizações, têm objetivos/opiniões relacionados, porém buscando resultados diferentes.
As causas podem ser variadas, porém normalmente são as mesmas: • Frustrações • Falhas de comunicação • Pressões • Duelos • Empatia • Mudanças • Intrigas
3 . O CONFLITO NA ORGANIZAÇÃO
È certo que onde há pessoas reunidas com os mesmo interesses e propósitos, independentemente das condições, haverá a existência de conflitos.
E nas empresas não é diferente. Mesmo que inconscientemente, o ser humano entra em conflito seja com o próximo, seja consigo mesmo. Dentro de uma organização, os conflitos geram dois reflexos: