Gestão de Conflitos
Técnicas Organizacionais
Geração de Conflitos
Prof. Célio
Aluno: Dailza dos Santos Souza
Jazmine Rodriguez Viera
Rosângela Rosa de Souza
Viviane Diniz Nagahama
Vanessa Maria da C. Andrade
Turma: 1º A
São Paulo
2013
Geração de Conflitos
Quando o ser humano surgiu, já constatou conflitos em sua vida profissional e pessoal. Os conflitos foram mudando conforme o seu desenvolvimento cultural e tecnológico. Muitas pessoas não sabem lidar com esses conflitos, até por que não existem regras e nem procedimentos a serem seguidos, na verdade deve-se aplicar um acordo em bom senso.
Hoje em dia não cabe somente o gestor de Recursos Humanos esse tipo de habilidade para gerenciar esses conflitos, e sim a todos os funcionários, pois já existem empresas que estão eliminando esse tipo de área.
Dentro de uma organização os conflitos passam a se tornar um grande problema, diminuindo assim a sua produtividade e consequentemente afetando o lucro da instituição.
Alguns procedimentos para gerenciar conflitos
Lembrando que não existem regras a serem estabelecidas, e sim pontos de referências a serem seguidos.
Antes de tomar uma decisão é importante analisar os fatos ocorridos e o histórico das pessoas envolvidas, como por exemplo, o tempo, a conduta e o desempenho de cada um dentro da empresa, para que não ocorra injustiça.
É necessário também identificar se os envolvidos trabalham em grupo ou em uma equipe, até porque existem diferenças entre tais denominações. Uma equipe tem objetivos em comum e possui um número reduzido de componentes. Todo ser humano possui aptidões, valores, cultura, etc., que o tornam diferente como individuo e como profissional. Porém muitos gestores esquecem de aproveitar essas habilidades em prol da empresa.
Existe um aspecto importante sobre as equipes, que consiste em quatro etapas: a primeira; a sua formação; a segunda; desenvolver um método de trabalho, a terceira se