Gestão de carreira
Hoje ,vivemos num mundo cada vez mas globalizado e tecnologico,e em vista desse cenario o profissional contábil vem sendo ‘’forçado’’ a quebrar antigos docmas e padroes de comportamento,deixando de lado a aquela velha historia de ser um “guarda-livros’’ assim como proposto por (Barbosa,2000,p.2):
“O profissional contábil, como um elemento que integra a organização, também está inserido nesse contexto, e vem sofrendo uma forte pressão diante das mudanças, pois a sua função está sendo reformulada a cada passo desse processo de transformação. Esse profissional deve buscar alternativas para agregar valor não só a empresa com o seu trabalho, utilizando a Tecnologia da Informação como uma aliada na aquisição e desenvolvimento de competências”.
Com o passar dos anos o contabilista precisa ter uma visao mais ampla da organizaçao,agindo assim tal como gestor, estar sempre atualizado com as novas tecnologias, com noticias que o cercam pertinentes a economia,normas internacionais contabies e etc para “abastacer’’ a empresa que trabalha com informaçoes novas e relevantes,conforme dito por Montaldo (1995, p. 32), sobre o profissional contabil:
“deve desempenhar aqui um papel importante nas negociações interregionais, assessorando, pesquisando, trazendo informações e elementos que assegurem o fluxo de informação contínua, que leva a uma tomada de decisão racional, devendo oferecer um serviço socialmente útil e profissionalmente eficiente[...]”
É muito importante a classe contábil faça valer esse novo perfil,para que assim valorize o profissional e profissao contábil perante a sociedade.
Atualmente, o perfil do contador é de um profissional que precisa acumular conhecimentos, ideias, flexibilidade, ou seja, ser um profissional ativo capaz de gerar informações precisas aos seus clientes auxiliando também na tomada de decisões. De acordo com Montaldo (1995, p. 32), o contador:
“deve desempenhar aqui um papel