Psicologia em desenvolvimento
Período de operações formais (de 11 ou 12 anos em diante).
A partir desta idade os adolescentes começam a se importar mais com sua aparência e com suas relações com o seu meio social. Preocupa-se também em passar uma boa imagem tanto intelectual, social e afetivo. Um garoto na adolescência se importa em como ira se vestir para ir à escola em como agira quando encontrar a garota da qual gosta, se terá dinheiro para ir a uma festa na qual todos os seus amigos irão. As mulheres também têm essas preocupações, mas tendem a desenvolvê-la mais rapidamente que os homens, e por esse motivo elas amadurecem mais rápido e geralmente tem um relacionamento mais constante e produtivo com pessoas mais velhas. Conforme o tempo os passa eles buscam as ferramentas para suprir as suas necessidades, um emprego para ter seu dinheiro e depender menos dos pais, um curso, um local para que possa interagir com pessoas diferentes, criando novos relacionamentos, desenvolvendo sua capacidade afetivo e social de um modo que venha a lhe oferecer uma possibilidade de melhorar sua vida.
2. Quais são os efeitos da miséria e da violência sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente? Levantem hipóteses. A falta de estrutura em ambiente violento e miserável levará a criança um mau desenvolvimento biológico e psicológico. A falta de elementos necessários a sua maturação tanto física quanto intelectual, em meio à hostilidade de um ambiente violento causará na criança deficiências de aprendizado, baixo desenvolvimento de suas fases naturais, oferecendo apenas fatores de risco.
HIPÓTESES
*Para os teóricos Ambientalistas, entre eles Skinner e Watson (do movimento behaviorista), as crianças nascem como tabulas rasas, que vão aprendendo tudo