Gestão da qualidade
A.T.P.S
GESTÃO DA QUALIDADE
SERTÃOZINHO-SP
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
ETAPA 1 – Introdução à Qualidade e a Importância para o Gestor. Gestão da Qualidade e Definições de Conceitos.
SERTÃOZINHO-SP
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar o fundamento do controle de qualidade durante a história, bem como demonstrar as ferramentas necessárias para se gerir a qualidade. Neste trabalho vamos abordar apenas uma das ferramentas, o Ciclo PDCA de Deming. Demonstrar suas características e processos, para a resolução de problemas e a busca pela melhoria continua.
2. controle da qualidade
Segundo WERKMAR (1995), o controle da qualidade teve se inicio no E.U.A, na década de 30, na indústria, através de um gráfico inventado pelo Dr. Walter A. Shewhart. O Dr. Walter propôs o uso do gráfico para analise de dados resultantes da inspeção, um procedimento baseado na detecção e correção de defeitos, assim buscando impedir que produtos defeituosos fossem produzidos.
A segunda guerra mundial, foi o grande catalisador para a aplicação do controle da qualidade nas empresas americanas. Sua utilização tornou possível a produção de suprimentos militares de boa qualidade, em quantidade e ao menor custo, atendendo as exigências do período de guerra.
O controle da qualidade também foi adotado na Inglaterra. Em 1935, o E. S. Pearson utilizou como base para a criação dos padrões normativos britânicos (“British Standard BS 600”).
De acordo com WERKEMA (1995), antes da segunda guerra mundial o Japão já conhecia os padrões (“British Standard BS 600”) e alguns especialistas japoneses já haviam começado a estudar as técnicas estatísticas modernas. Naquela época os produtos japoneses competiam em preço no mercado internacional, mas não em qualidade.
Em 1946, foi criada a JUSE (Union of Japanese Scientists end Engineers), uma