Gestão da qualidade
A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias atividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. No entanto, numa grande indústria, este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout. Pois, os custos relativos ao planejamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso.
Existem vários tipos de layouts e cada um deles se adapta a determinadas características, sendo uns mais vantajosos que outros. No planejamento do layout é necessário ter em conta todos os fatores (os materiais, a maquinaria o Homem, o movimento, a espera, o serviço, a construção e a mudança, pois estes fatores podem influenciar negativamente o planejamento do layout.
Indicadores de problemas no Layout:
Seguem alguns indicadores de um mau aproveitamento de espaço: * Demora excessiva: a análise de processos pode demonstrar, longe de falhas em seus passos, uma deficiência da distribuição espacial * Fluxo confuso do trabalho: esse fluxo pode ser uma consequência da demora excessiva, mas às vezes, o fluxo indevido não causa tão somente demora no andamento burocrático, porém decisões errôneas, consultas desnecessárias a pessoas, que também pode estar afetando o trabalho de outras unidades da organização; * Excessiva acumulação: a má distribuição espacial pode gerar acúmulo de pessoas e documentos, assim as unidades crescem e fica difícil aumentar o espaço físico * Má projeção de locais de trabalho: essa é uma deficiência ligada especificamente ao layout projetado para os postos ou locais de