Gestão contemporânea da qualidade
Objetivo do capitulo:
Proporcionar ao leitor uma visão sistemática da qualidade e da sua importância no atual cenário globalizado; discutir as tendências dos processos de gestão da qualidade e os impactos causados na administração das organizações, compreendendo que uma organização e um conjunto de partes que se relacionam entre si. Sugerir uma reflexão sobre os custos e impactos da não qualidade nas organizações.
Resumo:
Neste capitulo são apresentados os principais conceitos de qualidade, faz-se um breve relatório da historia e evolução da qualidade, e de como as percepções e definições sobre qualidade foram se modificando, nos diferentes momentos de sua evolução, aborda desde os primeiros movimentos do controle e dos programas de qualidade, ate os atuais sistema de gestão da qualidade que envolvem, a organização, realiza também uma breve analise dos principais sistemas de gestão e das ferramentas mais utilizadas atualmente, comparando os resultados obtidos pelas organizações na implantação dos diferentes sistemas.
Introdução:
A qualidade dos produtos e serviços não pode mais ser vista como um diferencial nas organizações, mais sim como a condição básica para se manterem, competitivos no mercado. Os consumidores modernos, quando os adquirem, pesquisam e comparam durabilidade, custo, garantia e benefícios intangíveis que traduzem todo o processo de qualidade, desde a concepção de um produto ou serviço ate a chegada ao consumidor final.
Em um passado recente, quando se falava em qualidade considerava-se que, para obtê-la, era necessário um grande esforço. Porem, elementos como mercado aberto, consumidores exigentes, principalmente, aumento da concorrência e da competitividade enfatizado pela globalização, foram mostrando, com rapidez surpreendente, que produzir qualidade não deveria mais ser visto como um esforço, mais, sim, como uma necessidade para quem deseja permanecer no mercado.
Hoje, no entanto, já não se gasta mais