O que é sociologia
A Sociologia é uma disciplina acadêmica, é uma das perspectivas encontradas na universidade. Sua história remonta no mínimo ao século XIX (alguns identificam sua origem numa época anterior). A maioria dos sociólogos julga conveniente identificar as origens da sociologia, com a obra do filosofo francês Augusto Comte (1798-1851), o primeiro a empregar o termo "sociologia". Foi ele que definiu sociologia com a "ciência da sociedade". Ela possui um conjunto acumulado de conhecimentos, e ao longo dos anos desenvolveu um método sistemático d compreensão. Para muitas pessoas, a sociologia é uma prospectiva útil. Para alguns, é uma paixão, porque constantemente as impede a aplicá-la a seu mundo e a suas vidas, alterando verdadeiramente sua compreensão de um modo profundo.
A Sociologia é uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Tipicamente, não enfoca a personalidade do individuo com causa do comportamento, mas examina a interação social, os padrões sociais (por exemplo, papéis, classes, cultura, poder, conflito) e a sua socialização em processo. Por exemplo, o sociólogo examinam as regras que se desenvolve à medida que as pessoas interagem, as expectativas que surgem entre elas, as verdades que elas acabam por compartilhar.
A Sociologia começa, portanto, com a idéia de que o homem deve ser entendido no contexto de sua vida social e de que somos seres sociais influenciados pela interação, pelos padrões sociais e pela socialização.
O INICIO DA SOCIOLOGIA
Comte definiu a Sociologia como a "ciência da sociedade", e de fato foi o desenvolvimento da ciência que constituiu uma importante inspiração para os primeiros sociólogos. A Sociologia evoluiu de um desejo nascido em alguns intelectuais de aplicar as técnicas da ciência ao estudo da sociedade. Antes dos sociólogos existiram filósofos sociais, historiadores, cientistas políticos, economistas e pensadores religiosos que examinaram a sociedade ou alguns