Atps biologia celular
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL
ANÁPOLIS-GOIÁS
Trabalho acadêmico de ATPS apresentado no curso de Medicina Veterinária. Segunda série “A” como parte da disciplina de Biologia Celular e Embriologia.
ANÁPOLIS-GOIÁS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
* Estudo das características celulares, e suas funções. * Os dois tipos celulares: procariontes e eucariontes. * Membranas biológicas – composição da membrana plasmática; fluidez de membrana; transporte através da membrana; e funções da membrana celular. * Citoplasma – composição; função. * Citoesqueleto – constituição e função. * Organelas citoplasmáticas – estrutura, caracterização e função. * Metabolismo – conceito e desenvolvimento. * Núcleo celular – conceito, localização, função, e organização do material genético.
Célula procarionte Célula eucarionte animal
Foi na Grécia , há cera de 4 mil anos, que surgiram as ideias que influenciaram as ciências biológicas durante séculos. Aristóteles lançou os critérios de classificação dos seres vivos e a hipótese da origem da vida por geração espontânea.
Na Europa no século XVII, os primeiros microscópios ópticos possibilitaram a descoberta das células (do latim cella, espaço vazio). Em 1663, Robert Hooke observou, em finos cortes de cortiça, pequenos compartimentos por ele denominados Células. As primeiras células vivas foram micro-organismos unicelulares observados pela primeira vez em 1673, por Anton Vam Leeuwenhoek. Em 1838, Mathias Schleiden e Theodor Schwann formularam a Teoria Celular, segundo a qual todos os seres vivos são formados por células. Em 1855, Rudolf Virchow ampliou o conceito da teoria celular, expressando a famosa frase Omnis cellulae e cellula, que significa “Todas as células se originam de células preexistentes”
Teorias Sobre a origem da vida e evolução das células
Após o renascimento, as ideias oriundas da Grécia ainda influenciavam cientistas