Gestão contemporânea da qualidade
A qualidade está sempre em constante evolução e movimentação, e com isso aumenta a exigência dos clientes, que estão com o poder de aquisição cada vez maior, e cabe ao individuo da organização conhecer a estratégia da qualidade e participar dos sistemas que colaborem para uma qualidade cada vez maior.
2- Faça um breve resumo da evolução da qualidade ao longo do tempo?
A evolução da qualidade se sucedeu a partir do momento que as empresas decidiram pesquisar e ouvir os clientes, e com isso aprender e fazer o que realmente satisfaz o cliente.
3- Cite os principais gurus e suas principais contribuições para a evolução dos sistemas de qualidade.
Shewhart, Dodge e Romig: Sua principal contribuição foi a criação da carta de controle, controle estatístico da qualidade e processo e técnicas de amostragem.
William Edwards Deming: Seu método de administração as chamadas sete doenças, os obstáculos e os 14 pontos administrativos o tornaram conhecido em todo o mundo. Deu ênfase no fazer certo da primeira vez e a qualidade desde os fornecedores até o cliente final. Ciclo PDCA
Joseph M. Juran: É considerado um dos catalisadores do movimento que revolucionou o Japão no aspecto qualidade. A trilogia de juran compreende três processos básicos: Planejamento, Controle e Melhoria.
Kaoru Ishikawa: Criou as sete ferramentas estatísticas para o controle da qualidade e o diagrama espinha de peixe ou de causa e efeito. Criou os círculos de controle de qualidade. Para ele as ferramentas poderiam ser aplicadas por qualquer trabalhador e não somente pelos especialistas.
Armand Feigenbaum: Já aos 22 anos atuava na área de qualidade. Foi o primeiro profissional que utilizou o termo: Total Quality Control. Deu origem ao sistema da qualidade e ao departamento de controle da qualidade.
Genichi Taguchi: Desenvolveu o conceito da qualidade robusta.
Philip B. Crosby: Lançou o programa zero defeito e popularizou