gestão conhecimento
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
2° SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO B
TEORIA DA CONTABILIDADE
SOROCABA-SP
2013
1 RELATORIOS CONTABEIS
Relatório da Administração: Deve evidenciar os negócios sociais e principais fatos administrativos. Evidencia o bem estar de seus colaboradores dentro da organização, sem o objetivo de retorno (lucro) para a empresa.
Balanço Patrimonial: Visão geral da empresa, daquilo que se tem (bens e direitos) e do que se deve (obrigações) Lei 6,404/76.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): Demonstra as despesas e as receitas, ganhos e perdas e deve deduzir o lucro e o prejuízo liquido do exercício e por ação. Demonstrações das mudanças do patrimônio liquido e de lucros ou prejuízos acumulados: Visa o patrimônio liquido, sem as despesas. É possível visualizar o que a empresa possui atualmente, os bens futuros e a base de lucro. Demonstrações das origens e aplicações de recursos (DOAR): Evidencia as origens de recursos que ampliam a folga financeira do capital circulante e as aplicações que consomem essa folga.
Essa demonstração pode ser trocada pelo fluxo de caixa por ser a curto prazo. Substituídas pelas DOAR em alguns países, logo também ocorrera no Brasil: O fluxo de caixa é mais fácil para entendimento dos usuários, ele mostra como ocorre as movimentações disponíveis em cada entidade. Demonstração do valor adicionado (DVA): Demonstração das riquezas e lucros da empresa dividida entre os acionistas . Demonstrações comparativas: Analise dos resultados passados com finalidade de projetar o futuro da empresa.
2 PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
Conceito: conclusões que levam a comandos decorrentes do uso da contabilidade no contexto em que é realizado. É possível se criarem conceitos através da interpretação das demonstrações que auxiliarem na tomada de decisões.
Objetivo: quando são usados critérios e princípios