derivativos
Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro,cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referencia que justifica a sua existência,seja com a finalidade de obter um ganho especulativo especifico em si próprio ,ou, e principalmente,como hedge(proteção) contra eventuais perdas no ativo ou instrumento financeiro de referencia.
A principal vantagem de da utilização de derivativos é permitir a montagem de estratégias de investimentos flexíveis,como alavancagem de posiçoes,limitação de prejuízos e arbitragens de taxas de juros.
Os derivativos geralmente sao negociados em bolsas especificas e os volumes transacionados atingem volumes fantasticos.Nos mercados futuros e de opcoes, como de soja, negociam-se varias vezes a colheita anual,porem, a liquidificação fisica(entrega) dos contratos é uma percentagem mínima dos negocios.
O Mercado de Derivativos é o mercado de liquidificação futura onde sao operados os derivados. Podemos segmenta-lo em:
Mercado de futuro
Mercado a termo
Mercado de opções
Mercado de Swaps
Mercado de derivados especificos Mercado de Futuros
Segundo Aswath Damodaran professor da universidade de Nova York Um contrato de futuros é um contrato entre duas partes para permutar ativos ou servicos em uma época especificada no futuro e a um preco acordado na epoca do contrato. Para a negociação em bolsa,como a Chicago Board of Trade,falta acrescentar a esta definição quantidade e qualidade padrao dos ativos negociados.
Os mercados futuros têm como objetivo básico a protecao dos agentes económicos - produtores primarios,industriais,comerciantes,instituições financeiras e investigadores - contra as oscilacoes dos preços de seus produtos e de seus investimentos em ativos financeiros
No Brasil a implementação do mercado futuro ocorreu num periodo de grande instabilidade macroeconomia. De 1985 e 1994,vários experimentos de estabilidade macroeconomia foram testados.
O desenvolvimento do mercado de