gestão com pessoas
Este trabalho tem como objetivo analisar a situação descrita no caso Restaurante Fellini: gestão com pessoas, que é uma empresa familiar, baseando-se nos aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre (conceitos), fazendo uma relação no âmbito da Gestão de Recursos Humanos de maneira crítica para mudar o que não está bom de maneira a continuar a sua excelência.
DESENVOLVIMENTO
O restaurante Fellini no que diz respeito a momentos de estresse, foi no ano de 1980 quando Nelson abriu em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, uma pizzaria no sistema de Fast-food (servida em pedaços); o negócio não deu certo porque segundo ele “era o produto certo, no tempo certo, mas no lugar errado”, nesse caso o agente estressor foi o lugar inadequado para tal empreendimento. A qualidade de vida no restaurante é levada muito à sério, pois a empresa preocupa-se com a saúde de sua equipe, oferecendo uma alimentação saudável e balanceada; inclusive é a mesma que é oferecida aos clientes, plano de saúde tem aspecto preventivo com exames periódicos para que se possa monitorar e prevenir doenças comuns e de fácil controle, anualmente os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem remédios gratuitamente. Há também incentivo à prática de esportes, participam de campeonatos envolvendo os outros restaurantes.
Há também incentivo à inclusão digital, oferecendo computador aos que não possuem. Todos esses benefícios oferecidos pela empresa contribuem para o sucesso da mesma, pois valoriza os colaboradores que em contra partida retribuem com um excelente desempenho no atendimento e na preparação dos alimentos.
Entretanto para Michele Trierweiler e Narbal Silva, na resenha do livro “Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial”, de Ana Cristina Limongi-França, (pag. 185), “a autora procura demonstrar a evolução das perspectivas sobre a QVT que, de uma preocupação predominantemente voltada para a saúde