Antropologia
Data: 28/10/2013
Exercícios
1- Explique qual a relação da Antropologia Jurídica com a ciência do
Direito.
R: A Antropologia assume relevante papel para a Ciência Jurídica, uma vez que evidencia, através de instrumentos interpretativos, diferentes sistemas de símbolos significantes.É indispensável a ela, tanto em termos teóricos, quanto em termos práticos. O Direito lida com o ser humano e ocupa-se, predominantemente, em regular e resolver os conflitos decorrentes das relações sociais. Já a Antropologia tem por objetivo buscar compreender, através de instrumentos interpretativos, os homens e sua cultura. Dessa forma, o pensamento antropológico assume importante papel para proporcionar uma ampliação e uma melhor compreensão sobre o homem e, assim, sobre o papel do Direito nas relações sociais.
2- Explique qual a diferença da norma jurídica da norma social.
R: A norma jurídica é a célula do ordenamento jurídico (corpo sistematizado de regras de conduta, caracterizadas pela coercitividade e imperatividade). É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada.Já as normas sociais são prescrições de comportamento. O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral.
3- Qual a importância da Antropologia Jurídica para o profissional do Direito?
R: O profissional do direito sem formação humana não possui base para desempenhar seu papel social, ainda que tenha adquirido conhecimentos que o permitam manusear as erramentas jurídicas.Somente uma formação humana poderá fazer com que tais ferramentas sejam realmente utilizadas para lutar- se pelo ideal de justiça.Sendo objeto de estudo da antropologia o “ser humano” , também deve ser de interesse dos proissionais de