circuitos hidraulicos e pneumaticos
Faculdade de Engenharia
Circuitos Hidráulicos e
Pneumáticos
Bombas hidráulicas
Aluno: Julio Andres
Professor: Gustaf Akerman
1. INTRODUÇÃO
Bombas são um transformadores de energia (absorve energia em uma forma e restitui em outra). Entre os diversos tipos de máquinas, as máquinas fluidas são aquelas que promovem um intercâmbio entre a energia do fluido e a energia mecânica.
Dentre elas, as máquinas hidráulicas se classificam em motora e geradora.
Máquina hidráulica motora: transforma a energia hidráulica em energia mecânica (ex.: turbinas hidráulicas e rodas d’água); máquina hidráulica geradora: transforma a energia mecânica em energia hidráulica Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de outro fluido e transformando em energia hidráulica. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.
Uma das construções usuais para bombas hidráulicas é a bomba de engrenagens, onde um par de engrenagens gira dentro de uma carcaça com pequena folga entre o externo da engrenagem e o interior da carcaça. O fluido ocupa o espaço entre dois dentes e é transportado da área de sucção para a área de descarga. O que impede o fluido de retornar entre os dentes da engrenagem para a sucção é exatamente o dente da outra engrenagem, que ocupa o espaço entre os dentes.
Podemos ilustrar o processo de funcionamento de uma bomba de engrenagem abaixo: 1.A parte escura mostra o fluido iniciando o preenchimento dos espaços entre os dentes das engrenagens. As duas setas indicam o sentido de rotação.
2. Nesta ilustração, podemos observar como o fluido é