Gestão ambiental e consumidor verde
O Objetivo desse artigo é apresentar a importância da gestão ambiental e o consumidor verde, que tem papel fundamental para a melhoria do ambiente onde vivemos. Demonstrando sua preocupação, sensibilidade e conscientização perante os problemas da preservação e também os motivos que estão levando as empresas a investirem cada vez mais no gerenciamento ecológico na aquisição de produtos que não agridam o meio ambiente é um fator importante para as empresas conquistar cerificações ambientais.
Palavras-chave: gestão ambiental; consumidor verde; conscientização.
1.Introdução
É crescente a constatação da inexorável influência da questão ambiental na sociedade em geral e nas organizações em particular, notadamente no ambiente de negócios em que elas operam. Tal influência tem levado as corporações empresariais a sentirem-se obrigadas a incorporar este ponto na pauta de suas decisões estratégicas, mormente no que concerne à obrigação de dar respostas efetivas à sociedade, quanto ao seu papel na área da responsabilidade socioambiental.
De acordo com Sanches (2000), o ambiente de negócios tem se apresentado com expressiva instabilidade e turbulência, agravado pela existência de mudanças bastante drásticas no processo econômico e produtivo, com implicações diretas para as empresas industriais. Todo esse cenário de mudanças tem sido acompanhado de outras variáveis não menos impactantes como, por exemplo, o crescente grau de exigência dos consumidores, que, dotados do “poder de compra”, buscam variedades de produtos, demonstrando sua preocupação pela qualidade e manifestando uma constante e crescente exigência no sentido de melhorar o meio ambiente.
Tachizawa (2007, p. 21) contribui nesse sentido ao afirmar que “um dos efeitos da competição global foi o redirecionamento do poder para as mãos do comprador. O comprador está aprendendo a usar esse “novo poder”.
Por outro lado, é fato que o consumidor brasileiro dá cada vez mais valor às práticas de