Lavagem das mãos
Há várias evidências de que a alimentação tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, destacando-se entre outros fatores de risco.
Acredita-se que uma dieta adequada poderia prevenir de três a quatro milhões de casos novos de cânceres a cada ano. Relatos de estudos epidemiológicos observacionais têm evidenciado que a ingestão de micronutrientes, tais como vitaminas e minerais, pode prevenir alguns tipos de câncer. Dentre os micronutrientes tem-se focalizado o uso da vitamina A e dos denominados antioxidantes, ou seja, os carotenóides, as vitaminas C e E, e em alguns casos, o selênio e o zinco.
Uma boa regra é ingerir vários alimentos diferentes todos os dias. Nenhum alimento ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários. Para manter o vigor do organismo, a dieta deve conter porções diárias dos seguintes grupos de alimentos:
• Frutas e Vegetais: as frutas e as hortaliças têm assumido posição de destaque nos estudos que envolvem a prevenção do câncer. Estudos destacaram as evidências epidemiológicas de que o consumo de frutas e hortaliças tem um efeito protetor contra diversas formas de câncer. Verduras cozidas, frutas (algumas sem casca – maçã, pera, ameixa) e sucos de frutas são fontes de algumas vitaminas (como A e C) e de sais minerais necessários ao organismo.
• Alimentos Protéicos: as proteínas contribuem para a regeneração do organismo e o combate às infecções. Carnes em geral, peixes, aves, ovos, leite, iogurte e queijo fornecem não só proteínas como também muitas vitaminas e sais minerais.
• Cereais: os cereais, tanto in natura quanto os presentes no pão, nas massas e arroz, fornecem vários carboidratos e vitamina B. Os carboidratos são uma ótima fonte de energia, sendo necessários para que o organismo funcione bem.
• Laticínios: o leite e seus derivados fornecem proteínas e muitas vitaminas, constituindo a melhor fonte de cálcio. O