O serviço social e o contexto histórico e político na ditadura militar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 3
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4
3 CONCLUSÃO.................................................................................................. 6
4 REFERÊNCIAS................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O regime Militar no Brasil ocorreu no período de 1964 a 1985, configurando-se como um momento de extrema amargura, onde governado por militares, tinha como principais características: a falta de democracia, as perseguições políticas, a interrupção de direitos constitucionais, a censura, a concentração de renda, a repressão e violência a todos contrários a este sistema de governo.
A situação da sociedade brasileira neste período de regime militar faz com que o serviço social assuma uma prática modernizadora, mudando a postura da prática do Serviço Social, marcando assim o início do Movimento de Reconceituação do Serviço social. No Brasil sua renovação, teve três pontos norteadores: Perspectiva modernizadora, Perspectiva de Reatualização do conservadorismo e Perspectiva da ruptura.
A Reconceituação do Serviço Social foi marcada por um esforço para o desenvolvimento da ação profissional. Neste momento configurou-se um processo de questionamento e reflexões críticas da profissão.
Tais questionamentos, motivados pelas pressões sociais, também foram marcados pela ruptura do Serviço Social tradicional, possibilitando um vínculo dos profissionais com as classes populares, em perspectiva de transformação social.
2 DESENVOLVIMENTO
A institucionalização do serviço social profissional está atrelada aos efeitos políticos, sociais e populistas do Governo Vargas. O serviço social em sua origem esteve ligado fortemente a