PORTOS AFOGADOS
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
RONAN CARLOS FERREIRA BERNARTT
GESTÃO AMBIENTAL
REDENÇÃO - PARÁ
2013
RONAN CARLOS FERREIRA BERNARTT
GESTÃO AMBIENTAL
Trabalho de Gestão Ambiental apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, como requisito parcial para a obtenção de nota referente ao 3° bimestre de 2013.
Orientador: Prof. Pedro Padilha
REDENÇÃO - PARÁ
2013
INTRODUÇÃO
Com o tempo, o homem vem se conscientizando de seu papel social, conseqüentemente, exige-se que as organizações também adquiram comportamentos responsáveis visando os impactos ambientais negativos provenientes das atividades produtivas e mercadológicas, como por exemplo, o efeito estufa, chuva ácida, lixo nuclear, poluição atmosférica e aquática, entre outros (TEIXEIRA, 2009).
Dessa maneira, as empresas buscam se adaptar às necessidades de seus clientes, atualizando suas ferramentas de estratégias de marketing, visto que essas devem ir além da publicidade e divulgação dos produtos e serviços (BAROTO, 2007).
Gonzaga (2005) salienta que a ênfase na criação ou o empenho para que um atributo favorável de determinado produto seja percebida pelo cliente é característica do marketing de diferenciação de produtos. Nesse contexto, existe a diferenciação ambiental em marketing, a qual é chamada de marketing verde. Para Gonzaga (2005) “o termo refere-se aos instrumentos mercadológicos utilizados para explorar os benefícios ambientais proporcionados por um produto”. Para Baroto (2007) “o marketing verde é a adoção de políticas ambientais envolvendo todos os setores da empresa”.
O objetivo principal da comunicação verde é mostrar ao consumidor que um artigo ecologicamente correto, é também mais saudável para o consumo, a partir do momento em que se