Gestão ambiental: melhores práticas utilizadas nas empresas
Área: Administração
Resumo
Este trabalho busca explorar a área de Gestão Ambiental, focando nas mudanças e práticas que podem ser adotadas pelas empresas para que haja aliança entre o desenvolvimento sustentável e o sucesso da empresa. Para tal, adotou-se a pesquisa exploratória tendo a pesquisa bibliográfica como fonte de dados secundários. Aborda-se neste artigo a questão ambiental inserida na gestão empresarial, a prática da conservação e atenção aos detalhes, a modificação ou substituição dos processos e de produtos, o uso de ecotécnicas e tecnologias limpas, a recuperação de resíduos e produtos secundários e o campo de ação do ecobusness. O artigo traz vários exemplos de organizações para as quais a gestão ambiental trouxe melhorias e ganhos.
Palavras-chaves: gestão ambiental; melhores práticas; desenvolvimento sustentável.
1 INTRODUÇÃO
A gestão ambiental é um tema considerado novo na Administração de Empresas e no cotidiano dos gestores, no entanto, tem se mostrado uma grande e potente área. Vale dizer que existe uma necessidade de balancear o baixo custo, qualidade, inovação e competitividade com a observância dos impactos sociais e ambientais.
Inúmeros são os problemas ambientais, como as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, o lixo jogado em rios, lagos e mares, além da degradação da camada de ozônio, que são causados pela falta de responsabilidade ecológica do homem. Esses reveses nem sempre são percebidos pelo ser humano, no entanto, o alerta é dado diariamente através de desastres naturais, constantemente relatados pela mídia.
As principais causadoras dessas ocorrências são as grandes indústrias, visto que a quantidade de lixos e resíduos químicos não tratados despejados no meio ambiente são tão grandes a ponto das consequências se tornarem irreversíveis com o passar do tempo. Sabendo disso, algumas indústrias, preocupadas com o bem estar social, resolvem