Sistemas operacionais
Professor: Sidney
Aluno:Diógenes Elbert de Mello Matricula:201001320719
Um sistema operativo (sistema operacional) é um conjunto de ‘programas, que gerencia recursos do sistema ex: define o programa que recebera maior atenção por parte do processador, gerencia a memória, etc.), traz uma tela(interface) de comunicação entre o computador e o usuário. No início da era computacional, quando os computadores ocupavam muitas vezes toda uma sala, os chamados mainframes não utilizavam sistema operacional, as maquinas eram controladas por meio de chaves, luzes e fios de aviso. Com o passar dos anos foi desenvolvido os sistemas em lote (batch systems) possibilitava um melhor uso dos recursos computacionais.
No início da era computacional os primeiros SO´s eram únicos, pois cada mainframe necessitava de um sistema operacional específico. Este problema era causado por arquiteturas diferentes, e também da linguagem de máquina utilizada. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois os sistemas eram monousuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).
Após alguns anos os sistemas computacionais evoluíram, possuem um ou mais processadores, memória principal, discos, além de ferramentas que hoje se julgam básicas para um computador, como:teclado, mouse, monitor, interfaces de rede e outros dispositivos de entrada e saída.
Outra das diferenças que podemos observar entre um sistema operacional e aplicações convencionais é a forma com que suas rotinas são processadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma estruturada. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos (eventos que podem ocorrer em momentos inesperados).
Ao longo dos anos os sistemas foram evoluindo e cada