Rito adonhiramita
APRENDIZ
PRIMEIRA INSTRUÇÃO
“Nada é tão oculto que não possa ser conhecido, ou tão secreto que não possa vir à luz. O que vos digo nas trevas que seja dito na luz. E o que ouvirdes em sussurro, proclamai do alto do edifício” (Senhor Jesus Cristo)
A Maçonaria é uma associação ou uma ordem de caráter universal que agrega homens de todo e qualquer credo religioso, raça e nacionalidade. Seus membros são escolhidos dentre os outros para participarem da sociedade por suas qualidades intelectuais e morais, e convidados a participarem da maçonaria com o objetivo de auxiliarem na construção de uma sociedade humana que seja fundada no amor fraternal entre os homens e o universo. Os maçons cultivam qualidades como amor a Deus, a família, ao próximo e a pátria, e virtudes como a sabedoria e a tolerância, constantemente buscando a verdade sob o lema: liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos princípios da justiça e da razão.
a) A Liberdade – é a tônica das pregações, dos ensinamentos. A Liberdade é infinitamente mais importante do que as demais metas maçônicas, porque sem ela as outras não podem subsistir, Sem Liberdade, a vida é carga pesada, é nau à deriva, sem rota e sem destino. Maçonaria é Liberdade.
b) A Igualdade – é um dos magnos princípios maçônicos, já que a Maçonaria considera iguais todos os homens, independentemente de raça, cor, nacionalidade e credo religioso. Um maçom deve cultivar a igualdade como se fosse uma virtude! As diferenças sociais ferem e aviltam; a operosidade maçônica detém-se, também, nesse campo.
Ao analisarmos o que se pratica habitualmente em Maçonaria encontramos vestígios da Igualdade permeando todo o tecido orgânico maçônico, sob o amparo da Tolerância. Começando pelo tratamento fraterno – todos os Maçons são Irmãos – qualificação que confere aspecto importante da Igualdade maçônica, a IGUALDADE FRATERNAL, na qual expressamente, o Maçom, já na sua Iniciação, afirma o direito de