Ritos Ma Nicos Praticados No Brasil
A palavra rito tem origem no latim ritus. Trata-se de um costume ou de uma cerimónia que se repete de forma invariável de acordo com um conjunto de normas previamente estabelecidas.
Rito maçônico é um conjunto ordenado de cerimônias e ensinamentos maçônicos. Esses variam de acordo com o período histórico, objetivo e temática dada pelo seu criador; muitos ritos tiveram um curto período de existência e desapareceram, muitos mantém suas tradições inalteradas até hoje.
No Brasil, segundo o site do Grande Oriente do Brasil, existem sete ritos, que são:
- Rito Adonhiramita;
- Rito Brasileiro;
- Rito Escocês Antigo e Aceito;
- Rito Moderno;
- Rito Schröder;
- Rito De York e
- Rito Escocês Retificado - R.E.R.
Vejamos então um breve resumo da origem e quando esses Ritos se iniciaram no Brasil:
Rito Adonhiramita - Segundo o Ir.’. Castellani em sua obra Fragmentos da Pedra Bruta, “o belo Rito Adonhiramita” ao lado do Rito Moderno, foi um dos primeiros introduzidos no Brasil, precedendo por pouco tempo, o primeiro, no início do século XIX. O Grande Oriente do Brasil --- inicialmente Grande Oriente Brasílico --- criado em 1822, todavia, adotou o Rito Moderno, o que é comprovado, através de atas do Grande Oriente, em 1822.”
Na Europa, o Rito Adonhiramita foi praticado na França e em Portugal, difundindo-se das colônias e sendo o preferido da armada napoleônica. Com a difusão do Rito Francês ou Moderno, o Rito Adonhiramita começou a ser abandonado, restringindo a sua prática ao Brasil, onde se encontra a sua Oficina Chefe. Graças a isso, o Rito manteve a sua pureza original. O Rito Adonhiramita é deísta. (doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.)
O rito é composto de 33 graus.
Rito Brasileiro - Teria sido criado em 1878, em Pernambuco, mas tem sua existência legal a partir de 23 de dezembro de 1914,