Cap 1
NUTRIÇÃO 1º PERÍODO
ECOLOGIA APLICADA A NUTRIÇÃO
ALUNA: MARINA MARQUES DUTRA
RESENHA LIVRO: PRINCÍPIOS E PERSPECTIVAS DA AGROECOLOGIA
CAPÍTULO 1: AS BASES ESPISTEMOLÓGICAS DA AGROECOLOGIA A necessidade de se estudar a epistemologia da agroecologia se dá na necessidade de não se buscar a saída para a crise do modelo produtivista usando as mesmas ferramentas responsáveis por ela. A Filosofia da Ciência Tradicional se baseia no Modelo Empirista da Ciência: empirismo britânico, racionalismo e positivismo moderno.
● Empirismo britânico Francis Bacon: seu modelo de ciência tinha como objetivo o conhecimento para o controle sobre a realidade e apropriação da natureza. Parte dos fatos empíricos do mundo natural para promover a dúvida crítica com respeito ao saber tradicional. Usava o método indutivo.
● Racionalismo René Descartes: também tinha um modelo com objetivo de domínio sobre a natureza. Parte de princípios gerais para posteriormente utilizar a dedução.
● Positivismo Auguste Comte: define que os "fatos" são os únicos objetos possíveis de conhecimento, assume a ciência como única forma de conhecimento válido.
● Neopositivismo Círculo de Viena: une o empirismo com a lógica formal simbólica.
Tinha a intenção de dotar a filosofia com os instrumentos da lógica matemática.
● Racionalismo Crítico Karl Popper: as respostas da ciência nunca são definitivas, e busca submeter as respostas a contratações constantemente renovadas e cada vez mais rigorosas. A Nova Filosofia da Ciência estuda as propriedades dos paradigmas, programas, tradições, domínios, etc., unidades de análise superiores às teorias científicas, com a finalidade de explicar a evolução do conhecimento científico, cuja ocorrência só tem sentido em contextos determinados; definidos