Cap 1
Francisco Mussnich
Cap 1 – ALGUNS TALENTOS INDISPENSÁVEIS.
A escolha pela carreira de advogado tem que ser por paixão. (Não por escolha familiar)
Domínio da escrita é um dos talentos indispensáveis na profissão. Outra qualidade é a facilidade de estabelecer relacionamentos.
O sucesso depende da habilidade de entender o que leva as pessoas a agir de diferentes maneiras e a capacidade de criar estratégias e antever as do adversário.
Cap 2 – A FORMAÇÃO DO ADVOGADO.
A mistura da competência técnica profunda em Direito somada a outros tipos de conhecimento como economia, engenharia e psicologia faz diferenciar bons profissionais dos verdadeiramente talentosos, excepcionais.
Além disso é importante ter uma vida social (jogar bola, namorar, passear) para formar um ser humano capaz de se relacionar socialmente e construir parcerias.
Cap 3 – COMO ESTUDAR
O segredo de ser bom aluno não é só estudar é prestar atenção na aula.
O mais importante fator de aprendizado é o convívio com grandes mestres.
Existem três tipos de alunos: o que não estuda nada e nem sabe ao certo porque está ali, o que estuda muito, mas é incapaz de pensar e aquele que não estuda tanto, estuda apenas o necessário, mas pensa. Este é o melhor aluno.
Cap 4 – PÔQUER, ENGENHARIA E TEATRO
Um bom advogado deve dominar três áreas: pôquer, engenharia e teatro, pois essas atividades exigem desenvolvimento de qualidades fundamentais ao operador do Direito.
Deve-se aprender um pouco da técnica de interpretação.
É preciso usar informações, interpretar sinais, confundir o adversário.
O advogado precisa compreender os problemas e objetivos do cliente.
Cap 5 – TESOURO DA JUVENTUDE
Um advogado precisa entender a conjectura política e social, ser capaz de liderar, escrever bem, pois vai ajudar a redigir petições, treinar uma equipe, planejar suas ações, interpretar atitudes.
O bom texto jurídico tem três características: clareza, objetividade e elegância.
Uma palavra errada pode