Cap 1
As organizações estão alterando os seus conceitos e modificando as suas práticas gerenciais, a fim de mobilizarem e usarem pessoas em suas atividades. As pessoas passam a formar o elemento básico do sucesso empresarial. A Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto agregado de processos e cuida do capital humano das organizações, o componente fundamental do seu capital intelectual e o alicerce de seu sucesso. O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam grande parte de suas vidas trabalhando na mesma. Elas dependem das organizações em que trabalham para alcançar seus objetivos pessoais e individuais e as organizações precisam das pessoas para conseguir atingir seus objetivos planejados. Dessa maneira, cada parte está disposta a permanecer investindo seus recursos no grau em que obtém retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos.
As organizações devem tratar as pessoas que ali trabalham como parceiros, fornecedores de conhecimentos, habilidades, competências e, principalmente, a mais importante contribuição das pessoas para as organizações que é a inteligência das mesmas, que proporcionam decisões racionais e que causam significado e rumo aos objetivos globais.
São seis os processos de Gestão de Pessoas. São eles o de agregar pessoas (Usado para incluir novas pessoas na empresa), o de aplicar pessoas (Empregado para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho), O processo de remunerar pessoas (Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas),manter pessoas (Utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas), desenvolver pessoas (Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas),e o processo de monitorar pessoas (Consiste em