TRABALHO DE AUDITORIA E PERICIA AMBIENTAL
AUDITORIA E PERICIA AMBIENTAL ERISVALDO MATOS DE MENESES
FORTALEZA 2015
Artigo 14
>
> Tema: Controladoria Ambiental na Mineração – Um estudo de caso na EMFX – Mineração LTDA
>
> Autores: Sâmara Borges Macedo, Anne Elisa Arantes Rosa, Thais do Prado Ramos, Allana Gabriela de Oliveira Souza
> O artigo fala sobre a necessidade das empresas mostrarem para a sociedade suas preocupações socioambientais; da necessidade hoje em dia de uma empresa ser preocupada com o meio ambiente. Consequentemente isso acaba não só promovendo a imagem da empresa como também traz benefícios, o qual é chamado de “marketing verde”.
>
> Muitas empresas, assim como a EMFX estão implantando em seus sistemas de gestão, a controladoria e a contabilidade ambiental que, de acordo com o, Artigo I. Kraemer (2002), é um conjunto de ações planejadas para desenvolver um projeto, levando em conta a preocupação com o meio ambiente.
>
> Enquanto a contabilidade ambiental contabiliza os benefícios e prejuízos do desenvolvimento de um produto, ou serviço, pode trazer ao meio ambiente; a controladoria tem como objetivo geral, a orientação de todos os aspectos de informação e “feedback” da função de controle rumo à consecução dos objetivos de todas as abordagens da empresa, segundo Leite e Neto (2007).
>
> A contabilidade funciona como uma ferramenta de auxílio e alimentação para a controladoria, a qual pega as informações da contabilidade e se embasa para posteriormente tomar as decisões cabíveis.
>
> A EMFX poderia ser uma empresa de grande ameaça ao meio ambiente, já que, trabalha com a exploração de minério de manganês.