gestores de organizaçoes
Gestão de pessoas
Em todas as circunstâncias e momentos estamos avaliando tudo o que acontece ao nosso redor.
A avaliação do desempenho e um tema constante e habitual em nossas vidas particulares. O mesmo ocorre nas organizações. Elas sempre se demonstram com a necessidade de avaliar os mais diferentes desempenhos: financeiro, operacional, técnico, em vendas e marketing etc.
Da mesma forma como os professores avaliam continuamente o desempenho de seus alunos, as organizações estão preocupadas com o desempenho de seus funcionários em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançadas e do seu potencial de desenvolvimento.
Toda pessoa precisa receber retorno a respeito de seu desempenho para saber como esta fazendo o seu trabalho. A avaliação do desempenho e um processo de redução da incerteza e, ao mesmo tempo, de busca concordância. Na realidade, a avaliação do desempenho deve mostrar ao funcionário, o que as pessoas pensam a respeito do seu trabalho e da sua contribuição a organização e ao cliente.
No fundo, o principal interessado na avaliação do desempenho e o próprio funcionário, o ideal seria que cada pessoa avaliasse o seu próprio desempenho tomando por base alguns referenciais como critério a fim de evitar a implicância no processo.
Muitas organizações estão tentado desenvolver esquemas de auto-avaliação para suas equipes.Essas auto-avaliação coletiva tem proporcionado excelentes resultados: O gerente, o individuo e o gerente, a equipe de trabalho, a avaliação de 360, avaliação para cima, a comissão de avaliação do desempenho, o órgão de Rh. Avaliar o desempenho de um grande numera de pessoas dentro das organizações utilizando critérios de igualdade e de justiça e ao mesmo tempo, estimulando as pessoas, não e tarefa fácil. Por esta razão, muitas organizações constroem seus próprios sistemas de avaliação ajustados às características peculiares do seu pessoal.
Os métodos tradicionais de