O Papel do Gestor Financeiro nas Organizações
De acordo com André Inhohara (2012), o profissional de finanças tem como obrigação conhecer todos os produtos e serviços, descobrindo onde eles são competitivos ou não. Contribuindo com métricas de retorno, ele vai ser mais ouvido na organização. (...) Se um produto não tem rentabilidade, o caminho está errado. Isso pode ser provado com métricas financeiras, e números não mentem.
1.1 Problema
A importância do gestor financeiro é a função na qual ele desenvolve para a empresa, tendo um bom planejamento e controle das atividades financeiras; são fatores determinantes do seu processo, portanto ele tem por objetivo melhorar e organizar os resultados obtidos pela empresa e aumentar o valor do patrimônio.
O papel desempenhado pela pessoa responsável pela decisão final é muitas vezes mais importante que a própria confecção dos dados que irão subsidiar todo o processo. Para Breadley e Myers (1992), a expressão do gestor financeiro é utilizada para ser referida a qualquer responsável por uma decisão significativa de fatores associados á gestão financeira. De acordo com Hall (1984), envolve as pressões imediatas sobre o tomador de decisões, a analise do tipo de problema e de suas dimensões básicas, a busca de soluções