Economia e Planejamento
O papel do Gestor Financeiro dentro das Pequenas e Médias
Empresas no Brasil.1
Luciana Cristina Machado Santos2
Ines Teresa Lyra Gaspar da Costa3
Resumo: A cada ano cresce o número de microempresas no Brasil, porém, na mesma rapidez que nascem novas organizações, muitas portas se fecham por conta de sua má administração. Normalmente as Pequenas e
Médias Empresas dispõem de uma estrutura mais enxuta, onde a tomada de decisões se concentra nas mãos do próprio dono. Independente de sua área de atuação, a Administração Financeira da PME é de fundamental importância. Nesse cenário, o Gestor Financeiro é o profissional que deve dominar além do conhecimento básico em Gestão de Financeira, Tributária e Cobrança. O presente trabalho apresenta o seguinte tema – problema: Qual o Papel do Gestor Financeiro dentro das PME´s no Brasil? O objetivo principal desse estudo gira em torno do questionamento acerca de quem é o Gerente Financeiro dentro da realidade das PME´s brasileiras e quais características e habilidades devem se desenvolvidas. Para tanto, lançou-se mão da metodologia de revisão bibliográfica buscando autores como Alexandre Assaf Neto, Carlos Alexandre Sá, identificando também suas principais referências. Ao final, percebe-se que, com o passar dos tempos, essa profissão vem sofrendo mudanças significativas, integrando-se às outras áreas, diminuindo a ideia de Setor, e com isso também desburocratizando as atividades dentro das Pequenas e Médias Empresas.
Palavras-chave: Gestor Financeiro. Pequenas e Médias Empresas. Habilidades.
INTRODUÇÃO
Normalmente, as Pequenas e Médias Empresas, por conta de seu porte, possuem uma estrutura mais enxuta em relação ao número de funcionários e ao espaço físico. Sua administração é, por muitas vezes, familiar, e a tomada de decisões se concentra nas mãos do próprio dono.
Existem diversas questões sem respostas acerca da administração das PME´s, e uma questão muito