Metodologia
O papel do Gestor Financeiro dentro das Pequenas e Médias Empresas no Brasil.1
1 Artigo final apresentado para o MBA em Pequenas e Médias Empresas da Unijorge.
2 Pós-graduada em Pequenas em Médias Empresas pelo Centro Universitário Unijorge. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.
3 Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, pela Fundação Visconde de Cairu (FVC). Pós-graduada em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Luciana Cristina Machado Santos2
Ines Teresa Lyra Gaspar da Costa3
Resumo: A cada ano cresce o número de microempresas no Brasil, porém, na mesma rapidez que nascem novas organizações, muitas portas se fecham por conta de sua má administração. Normalmente as Pequenas e Médias Empresas dispõem de uma estrutura mais enxuta, onde a tomada de decisões se concentra nas mãos do próprio dono. Independente de sua área de atuação, a Administração Financeira da PME é de fundamental importância. Nesse cenário, o Gestor Financeiro é o profissional que deve dominar além do conhecimento básico em Gestão de Financeira, Tributária e Cobrança. O presente trabalho apresenta o seguinte tema – problema: Qual o Papel do Gestor Financeiro dentro das PME´s no Brasil? O objetivo principal desse estudo gira em torno do questionamento acerca de quem é o Gerente Financeiro dentro da realidade das PME´s brasileiras e quais características e habilidades devem se desenvolvidas. Para tanto, lançou-se mão da metodologia de revisão bibliográfica buscando autores como Alexandre Assaf Neto, Carlos Alexandre Sá, identificando também suas principais referências. Ao final, percebe-se que, com o passar dos tempos, essa profissão vem sofrendo mudanças significativas, integrando-se às