Explicação Textual Ética Prática - Peter Singer
As bases da igualdade
Temas controversos ainda geram conflitos perante o seu questionamento, tais como: o aborto, a homossexualidade, a pornografia, a eutanásia ou o suicídio. No entanto, tais temas nos permite posicionarmos sem nos comprometermos.
Pode-se observar que as mudanças quanto à sexualidade hoje são mais impactantes e súbitas do que as mudanças em relação à desigualdade racial. A exemplo, hoje as penalidades para uma atitude racista é mais profunda e totalmente inaceitáveis, cabíveis de penalidades perante a lei, no entanto, ainda há pessoas racistas, só que estas pessoas escondem suas condutas e ideais para não serem recriminadas. Quanto aos homossexuais a mudança de atitude em relação a eles não é tão aceita e respeitada.
Uma questão que nos leva a pensar no principio da igualdade é o principio de que todos os seres humanos são iguais perante a lei, sendo assim tanto os negros quanto os homossexuais possuem direitos iguais, e por isso o respeito quanto a eles também devem ser iguais e não contraditórios, as penalidades para aqueles que os desrespeitarem também devem ser iguais. A igualdade também deve ser aceita nas diferenças entre homens e mulheres, das minorias desfavorecidas, tal qual exemplifica o principio da “ação afirmativa”, onde alguns filósofos e advogados defendem que o princípio da igualdade exige que os membros das minorias desfavorecidas sejam privilegiados na atribuição de empregos ou lugares nas universidades. Outros defendem que o mesmo princípio da igualdade rejeita qualquer discriminação racial, seja ela a favor ou contra os membros mais desfavorecidos da sociedade.
A questão da igualdade tem sido muito discutida entre os sexistas, os racistas, e outros, pois segundo eles não existe seres humanos totalmente iguais, pois cada ser apresenta características próprias e diversas. Nessa questão, muitos estudiosos também se confrontaram, a exemplo o Rawls que defendeu que a "personalidade