Gestação e exercício físico
Joice Hellen Gomes Rodrigues
Discente do Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral - CE.
Introdução
Um dos temas mais discutidos se tratando de atividade física e saúde é a prática de exercícios durante a gestação. A mulher grávida necessita de cuidados especiais no transcorrer de sua gravidez e isto se aplica, também, aos exercícios físicos. Mas será que é seguro a prática de exercícios físicos durante este período, então vai depender de quanto tempo à mulher já vinha praticando suas atividades físicas regularmente antes da gravidez; desde que já esteja acostumada com algum tipo de atividade física ou exercício, não há razão para suspendê-lo na gravidez.
Contudo, deve-se certificar que seu estado de saúde esteja satisfatório a fim de que não traga riscos à sua saúde e, principalmente a saúde do bebê.
Este artigo vem apresentar alguns dados de gestantes sedentárias e gestantes que tem o hábito da pratica de atividade física e/ou exercício físico do município de Ipueiras Ceara.
Objetivos
Realizar um levantamento a fim de obter um conhecimento do número de gestantes praticantes de exercício físico no município de Ipueiras, no período de janeiro de 2012 a setembro de 2012.
Referencial teórico
Durante a gravidez muitas dúvidas aparecem desde a primeira semana de gestação. A realização de exercícios físicos neste período, ainda é um assunto que gera muitos medos, mitos e preconceitos. No entanto, as recomendações internacionais relatam que tanto sedentárias, como ativas antes da gravidez, podem realizar exercícios durante a gestação com segurança. Entretanto, alguns autores relatam que mulheres.
A intensidade dos exercícios realizados nesta fase deve ser de leve à moderada, e as modalidades consideradas seguras para gestantes incluem natação, hidroginástica, caminhada, corrida leve e bicicleta ergométrica. Outras modalidades como a ioga e Pilates também podem ser