Metodos e criterios economicos de avaliação empreendimentos
APLICAÇÕES PRÁTICAS DE INVESTIMENTO
1. Introdução
Um investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante um certo tempo, de forma a maximizar a riqueza da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projecto é um negócio para a empresa, a qual se decide ou não pela sua implementação conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.
1. Introdução
Um projecto de investimento é simultaneamente uma ideia e um plano de negócios previsionais que se propõe afectar recursos escassos a uma aplicação particular, de entre as diferentes aplicações alternativas, com o objectivo de obter um rendimento durante um certo tempo, que remunere adequadamente a aplicação.
2. APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO
O conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado como um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica. Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenças entre as alternativas numa tomada de decisão usa-se basicamente a Matemática Financeira.
2. APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Entre os métodos utilizados para análise de viabilidade de projectos, serão utilizados o Método do Valor Actualizado Liquido (VAL), a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR), o Tempo de Recuperação do Capital (Payback), a Taxa de Rentabilidade Média (TRM), o Índice de Rentabilidade (IR) o Custo e Beneficio Equivalente Anual (BEA e CEA).
Valor Actual Líquido (VAL)
O critério do valor actual líquido é o critério mais consistente no contexto da selecção de projectos mutuamente exclusivos. A expressão VAL conduz a uma das três seguintes situações: VAL> 0 – O projecto tem interesse, pois