Gestao
A política e o planejamento educacional estão articulados no contexto de transição do século XX para XXI. O conceito de políticas públicas e planejamento estão diretamente ligados com o contexto histórico no qual está inserido, ou seja, o capitalismo, a globalização, a reestruturação produtiva. Faz-se necessário a compreensão sobre as políticas públicas que são de categorias bem amplas, pois se destacam em três aspectos muito importantes, tais como: políticas públicas, políticas sociais e políticas educacionais. Todas elas estão articuladas umas as outras.
A política publica são explicitamente o Estado em ação, ou seja, o Estado implanta um projeto de governo por meio de programas e ações voltadas para áreas especificas da sociedade. É responsabilidade do Estado a implementação e manutenção das tomadas de decisões envolvendo órgãos públicos, organismo e agentes da sociedade com relação às políticas implementadas. É também de responsabilidade do Estado os assuntos relacionados à educação, que também tem relação com as políticas públicas. No entanto a política publica não pode ser considerada apenas como políticas estatais.
Em relação às políticas sociais o governo se manifesta com alguma forma de intervenção, ou seja, utilizam algumas ações que determinam melhores condições sociais de forma que haja melhor distribuição dos bens sociais para toda a sociedade, buscando diminuir desigualdade econômica. Portanto destina uma parte a educação a previdência, a saúde, a segurança pública, a habitação etc.
Já as políticas educacionais são medidas tomadas pelo Estado relacionado com a educação no Brasil, ou seja, essas medidas servem para direcionar as intenções formais expressa em planos de governo e posteriormente as ações da pratica efetivamente desenvolvidas, dentre as ações das políticas publicas são destacados algumas como: o