Rotinas trabalhistas
O presente trabalho retrata alguns aspectos de rotinas trabalhistas como a importância da carteira de trabalho, passando pelo registro do empregado, exemplo de contrato de trabalho. Relata também sobre liderança e motivação, diferenciando grupos e equipes.
Também apresenta aspectos do processo contábil, o processo de abertura de empresa, o contrato social. São abordados os principais tipos de descontos com exemplificação.
Foi feita a análise mercadológica regional e uma pesquisa sobre o programa minha casa minha vida. Conceituando o conceito de demanda e oferta, vendo o funcionamento do equilíbrio de mercado, e analisando suas estruturas.
É um trabalho bastante abrangente e enriquecedor, pois permite aprofundar conhecimentos na área que estamos estudando neste semestre.
Rotinas trabalhistas
Os profissionais de Recursos Humanos seguem um conjunto de rotinas desde o processo de seleção de um novo funcionário, as exigências formais e legais da administração, cálculos de proventos e descontos, até o desligamento do funcionário, encerramento da relação de emprego e suas implicações.
Para a relação de emprego se formalizar, é preciso a apresentação de alguns documentos pelo novo empregado para sua identificação, e para possibilitar o correto desempenho das obrigações trabalhistas da empresa e do empregado.
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
-Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário. As Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) e as respectivas subdelegacias regionais, Pontos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), algumas prefeituras do interior e sindicatos.
Exame Admissional
Este exame é simples e obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT, o qual diz: “Será obrigatório exame médico, por conta do