Analista de sistemas
Algoritmo e Lógica de programação Parte 1 sergioraiol@gmail.com Conceitos e Definições
2
1
Algoritmo
Alguns conceitos: "Serve como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e às linguagens de programação, sendo então, uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas." “Os algoritmos, servem para representar a solução de qualquer problema, mas no caso do Processamento de Dados, eles devem seguir as regras básicas de programação para que sejam compatíveis com as linguagens de programação.” 3
Algoritmo
Produzir um programa para um computador é definir, detalhadamente, os passos lógicos que o computador precisa seguir para executar uma determinada tarefa. Só é possível informar ao computador o que fazer se tivermos uma idéia clara de como pretendemos que ele faça o que desejamos.
4
2
Algoritmo
Está aí dificuldade de programação: mostrar que um dado problema pode ser resolvido por um conjunto seqüencial de instruções. Neste sentido, primeiro raciocinamos sobre o assunto, tentando definir com clareza os passos necessários para a solução imaginada e, por fim codificamos em uma linguagem que o computador possa entender.
5
Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas sobressaltam: Descrição Narrativa; Fluxograma Convencional; Pseudocódigo, conhecida como Linguagem estruturada ou Portugol.
6
3
Descrição Narrativa:
Receita de bolo:
Misture os ingredientes Unte a forma com manteiga Despeje a mistura na forma Se houver coco ralado então despeje sobre a mistura Leve a forma ao forno Enquanto não corar Deixe a forma no forno Retire do forno Deixe esfriar
7
Fluxograma Convencional
Início
Ler N1, N2
Média (N1+N2)/2
Média > 7 .S. “Aprovado” .N.
“Reprovado”
Fim
8
4
Pseudocódigo ou Linguagem Estruturada
Algoritmo Média Var N1, N2, Média : real Início Leia N1, N2 Média (N1 + N2) / 2 Se Média < 7