gestao publica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 4 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho procura responder às seguintes questões: os conceitos centrais de gestão organizacional. O trabalho está estruturado em três partes. A primeira é constituída por esta introdução. A segunda parte diz respeito à construção do modelo teórico: toma a origem do conceito de estrutura organizacional, apresenta-se o conceito em seus vários níveis de compreensão e encaminha- se a elaboração de um modelo de análise. Na terceira, conclusão e a quarta as referencias bibliográficas. Essa pesquisa possibilitará referenciar empiricamente as questões propostas neste estudo.
A realização no presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, em abordagem qualitativa. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico com estudo sobre o que é administração pública; áreas da administração; treinamento e desenvolvimento de pessoas; plano de remuneração e benefícios; ética, política e sociedade e área de economia no setor público.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 estrutura organizacional
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as indústrias ("estrutura industrial"), ou seja, quando há grandes variações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças "estruturais" profundas.
BOWDICHT (1992) define estrutura genericamente como os padrões de trabalho e disposições