Banco de dados
Em sistemas de tempo compartilhado é exigido que a política de escalonamento trate todos os processos de forma igualitária, porém em sistemas de tempo real, os processos mais críticos tem prioridade em detrimento de outros processos.
2) O escalonador mantém a CPU ocupada a mais tempo, faz o balanceamento da CPU entre os processos, da preferência à aplicações críticas.
Dispatcher, realiza a troca de contexto da CPU no momento do escalonamento.
3) Os principais critérios utilizados em uma política de escalonamento são as seguintes:
Maior desempenho do sistema.
Da um maior número de usuários recebendo resposta .
Minimizar o Overhead.
Menor uso de recursos. Menor utilização do processador.
Maior tempo de resposta e utilização.
Evitar a espera indefinida.
Garanti prioridades.
4) Tempo de pocessador: É o tempo que o processo leva em estado de execução na CPU. Tempo de espera: É o tempo que um processo permanece na fila de pronto esperando para ser executado.
Tempo de Turnaround: É o tempo que um processo gasta desde da sua criação até seu término.
Tempo de resposta: É o tempo entre uma requisição ao sistema e o momento em que a resposta é exibida.
5) Escalonamento Preemptivo: possavel pelo sistema operacional interrompe um processo e passa para o estado de pronto com o objetivo de alocar outro processo.
Escalonamento Não-Preemptivo: Quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador. O processo somente sai do estado de execução caso termine seu processamento ou execute instruções do próprio código que ocasionem uma mudança pra o estado de espera.
6) Escalonamento FIFO: (frist in frist out) O processo que chegar primeiro ao estado de pronto é o selecionado para execução.
Escalonamento Circular: Projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhado. É bastante semelhante ao FIFO, porém, quando um processo passa para o estado