fgfg fgfg fg f gfgfg
g fgfgdfgfdgfg f fgf gfgfg fg
a
SUMÁRIO
1. Introdução........................................................................................6 2. Desenvolvimento.........................................................................7/15 3. Conclusão.......................................................................................16
4. Bibliografia.......................................................................................17
INTRODUÇÃO
No mundo dos negócios, as técnicas gerenciais ficam cada vez mais complexas. Essa complexidade tem origem, em parte, na sofisticação das relações comerciais, na natureza e nas inovações que são incorporadas aos produtos e serviços, nos novos processos de manufatura e de prestação de serviços, nas exigências dos clientes e em contingências econômicas e políticas.
Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. É a função orçamento que faz a previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas: mês, trimestre, semestre, ano, de acordo com a peculiaridade das suas necessidades. Nesse contexto a questão central é a seguinte: o orçamento empresarial, que é uma das atribuições da controladoria, é realmente uma ferramenta eficaz para auxiliar na gestão das empresas e para melhorar seu desempenho operacional?
A hipótese para a questão central é a de que o orçamento empresarial é uma das