guilherme
Entre as doenças mais comuns nessa população destacam-se as cardiovasculares (infarto, angina, insuficiência cardíaca, hipertensão, acidente vascular cerebral - AVC); câncer; depressão; pneumonia;bronquite crônica; infecção urinária; diabetes; doenças do aparelho circulatório (segundo o IBGE são responsáveis por 39,4% dos óbitos masculinos e 36,3% dos femininos entre os idosos); neurodegenerativas(mal de parkinson e mal de alzheimer não ocasionam morte, mas afetam na autonomia); dor crônica; osteosporose; e osteartrose (dores nas juntas de sustentação – joelho, tornozelo , coluna e mãos).
SAÚDE
Garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas no Brasil. Esse é o principal objetivo da Política de Atenção Integral à Saúde do Idoso, estabelecida pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. De acordo com relatório preliminar do Censo 2010, há uma inversão na pirâmide etária brasileira, em que a população idosa é a maioria. Só em 2009, os idosos somavam um contingente de 19 milhões de habitantes. Este aumento se reflete nas despesas com saúde.por isso é de fundamental importancia a melhoria e ou manutenção de um bom estado de saúde dos idosos.
Com o crescimento contínuo da população idosa nas sociedades modernas principalmente pela diminuição da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida, tornou-se uma questão de crescente e de grande urgência a busca de meios para se manter e melhorar a capacidade funcional dos idosos, ajudando-os a manter a independência na comunidade e propiciando uma vida com mais qualidade. Atividades na vida de uma pessoa idosa como ir ao mercado e fazer compras, dirigir, e o simples levantar e sentar de uma cadeira podem parecer atividades simples mas na vida de uma pessoa idosa estas atividades bem executadas são de fundamental