relatório 08
Calorimetria
Química Geral Prática
Turma AA
Docente: Fernanda Anjos
Juazeiro, novembro de 2010
Calorimetria
1 – Introdução
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor. Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor.
Os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que conhecemos como moléculas. Com elas ocorre algo invisível. Elas estão em constante estado de agitação, no caso dos sólidos, ou de movimentação, como ocorre em líquidos ou gases. Essa situação não é constante, elas podem estar mais ou menos agitadas, dependendo do estado energético em que elas se encontram. O que se observa é que quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e o inverso também é verdadeiro, ou seja, a temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas.
A temperatura, atualmente, pode ser medida em três escalas termométricas. Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A conversão entre essas escalas pode ser feita pelas seguintes relações matemáticas:
Definimos capacidade térmica ou capacidade calorífica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessária por unidade de variação de temperatura do corpo:
C =
Quando considerarmos a capacidade térmica da unidade de massa temos o calor específico c da substância considerada:
C = m.c
A quantidade de calor sensível recebida ou cedida por um corpo, em função da variação de temperatura, pode ser expressa da seguinte forma:
Q = m.c.
O objetivo desse experimento consiste na construção de um calorímetro simples para a determinação de calores de uma reação de neutralização.
A calorimetria é a parte da química relativa ao calor e à sua respectiva medição. As medições de calor efetuam-se nos calorímetros, que são recipientes termicamente