Gestao por objetivos
A gestão por objetivos corresponde a um sistema de gestão em que os objetivos da entidade em causa não são impostos aos funcionários pelos gestores da empresa mas sim delineados em conjunto com os mesmos, ou seja, os colaboradores e seus superiores hierárquicos reúnem-se para definir os objetivos finais do seu trabalho, como realizar o mesmo, as formas de o avaliar e o tempo necessário à sua concretização.
Este tipo de gestão envolve como tal uma abordagem participativa e democrática.
2- Gestão por objetivos na saúde
O mundo atual das organizações de saúde é extremamente complexo e diversificado. A base de todo o seu sistema é o cliente que por motivos de saúde, quer seja para reabilitar a mesma, quer seja em termos de prevenção, recorre aos serviços de saúde no intuito de encontrar a melhor resposta para os seus problemas.
Sendo o Homem um ser bio psico social é necessário avaliar o seu estado tendo em conta estas mesmas perspetivas, sendo que para tal é necessária a intervenção de uma equipa multidisciplinar capaz de ajudar o individuo nas suas diferentes dimensões. Sendo que, todas elas mutuamente se influenciam torna-se vital que os diversos profissionais interajam entre si, trabalhando em equipa, planeando, executando, controlando e corrigindo objetivos delineados para que seja dada a melhor resposta possível ao problema da pessoa com que se deparam.
A gestão por objetivos enquadra-se assim na medida em que os profissionais colaboram entre si e com os próprios gestores delineando objetivos específicos, atingíveis, realísticos e temporalmente definidos havendo por parte dos profissionais uma maior motivação, dedicação, liderança eficaz. Quando se utiliza este método e se liga o desempenho à avaliação obtém-se um sistema forte que apoia e valoriza os funcionários e facilita bons desempenhos.
3- Comparação com as teorias já abordadas
Administração Cientifica- oposição no que remete à capacidade de