Objetivo da gestão e processos de operações
Camila Santiago de Lima
R.A.: 09111451
Resumo: Através de uma pesquisa bibliográfica, baseada em obras de vários autores foi possível expor que a Administração da produção vem desde a origem do ser humano e que a preocupação com a melhoria das operações a fez progredir muito, sendo hoje a área de atuação dos diretores, gerentes, supervisores de grandes ou pequenas empresas. Neste artigo é possível perceber como a Gestão de Processos e Operações evoluiu ao longo dos anos, proporcionando grandes benefícios às indústrias e empresas de vários ramos.
Palavras-chave: História da administração. Objetivos da Gestão de Processos e Operações
1 INTRODUÇÃO
Sistema de Produção sempre existiram. As pirâmides do Egito, o Partenon grego, a Grande Muralha da China e os aquedutos e estradas do Império Romano atestam a indústria dos povos da Antiguidade. Mas, as maneiras pelas quais esses povos antigos fabricavam os produtos eram bem diferentes dos métodos de produção atuais. Os sistemas de produção anteriores a 1700, muitas vezes, são chamados de sistema caseiro, porque a produção se dava em casa ou cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem trabalho manual dos produtos (ATMORE ET AL., 1978).
Segundo Marcos Antonio Araujo (2009, p. 2) Ludwig Von Bertalanffy formatou os conceitos da Teoria dos Sistemas e publicou suas principais pesquisas entre 1955 e 1968. De acordo com sua abordagem, um sistema é composto de entradas, transformação, saídas e feedbacks. Nas organizações as entradas são as matérias-primas, trabalhadores, etc; as transformações envolvem a seqüência operacional de cada fluxo produtivo; as saídas incluem os produtos acabados ou serviços colocados no mercado.
De acordo com Raymond R. Mayer (1992) Administração da produção é responsável pela produção de bens, na quantidade exigida e a tempo de satisfazer as datas estipuladas para entrega.
Procura-se mostrar nesse artigo cientifico, por