Gestão por objetivos
Gerenciamento da rotina eleva índices de produtividade
A rotina do dia-a-dia muitas vezes é estressante. Problemas emergenciais são prioridade e as atividades simples podem ser deixadas de lado, mas o fato de serem simples não significa que não sejam importantes. Gerenciar a rotina é mapear todas as atividades necessárias e garantir que as pessoas da organização possam compreender e assumir suas atribuições e suas responsabilidades. O Gerenciamento da rotina do dia-a-dia (GRD) é a base do trabalho operacional de qualquer organização.
O Gerenciamento da Rotina é uma metodologia que visa habilitar as pessoas na obtenção e manutenção dos melhores resultados de desempenho; tornar as empresas competitivas e assegurar confiabilidade no desempenho das tarefas através de atividades coordenadas de manutenção e de melhoria dos resultados desejados. Seu desenvolvimento está baseado em três pontos:
- MELHORIA COM FOCO EM RESULTADOS
- PADRONIZAÇÃO DO TRABALHO
- TRATAMENTO DE ANOMALIAS
Hoje, gerar resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Nas organizações, a capacidade de atingir metas está diretamente relacionada com a eficiência e a eficácia do desempenho das Funções Gerencias. Mas, na maioria das empresas as Funções Operacionais prevalecem e, se estas funções não são bem desempenhadas, é muito difícil que as Funções Gerenciais produzam resultados eficazes.
Para tanto, é necessário tomar providências para que as pessoas, ao exercerem suas funções operacionais, sejam as melhores do mundo naquilo que fazem. É necessário desenvolver o GERENCIAMENTO DA ROTINA DO DIA-A-DIA .
O GRD é aplicável a organizações de qualquer natureza, públicas e privadas, que apresentem resultados insatisfatórios em função de uma baixa eficiência no desempenho de seus processos, sejam eles administrativos ou produtivos.
Do ponto de vista da competitividade, além dos ganhos reais de