gestao pessoas
Síntese do Entendimento do Modelo
Onde podemos utilizar este modelo?
De que forma?
CARACTERISTICAS DA FUNÇÃO
A principal delas é comparar o desempenho do empregado, com os resultados obtidos pela empresa. O funcionário para comparar sua contribuição, usa o outro que está na mesma atividade; como a gerência administra às pessoas; e ele próprio que mostra seu comprometimento com o resultado.
Um tratamento justo, produz satisfação, caso contrário, passa a reduzir seu desempenho, pede aumento porque seu desempenho é melhor e com maior resultado portanto merece receber mais, é comum pedir transferência ou demissão quando não consegue superar a injustiça.
A remuneração injusta indica: pagamento por tempo (o super remunerado produz mais que os outros, o aumento de qualidade e quantidade equilibra a relação e o resultado; pagamento por volume de produção (o super remunerado produz menos unidades, mas de melhor qualidade, o maior volume deve ser evitado pois aumenta a percepção de injustiça, o melhor esforço vai para a melhor qualidade; pagamento por tempo (o sub remunerado vai produzir menos ou com menor qualidade, o esforço, resulta em pior qualidade ou produtividade reduzida se comparados aos super remunerados) ; pagamento por volume de produção (o sub remunerado produz grande quantidade de unidades de baixa qualidade; trocar maior quantidade por qualidade menor promove maior remuneração, mas pouco ou nenhum aumento na contribuição.
Teoria Organizacional - É o comportamento dentro da organização, visa o interesse das atividades dos empregados para alcance de seus objetivos, exigindo dos administradores especial atenção, pois são contribuições para a gestão da motivação.
Teoria de Herzberg - Satisfação e desempenho ligadas a motivação dos Funcionários
Diferença entre satisfação e insatisfação – a insatisfação está ligada ao ambiente do trabalho, relação interpessoal, segurança na função, quando estes